O escritório dinamarquês ADEPT venceu a competição internacional para o masterplan em um terreno de 17 km² em Hengyang, China. A proposta vencedora, "Green Loops City", foi elogiada por desenvolver um modo inovador e sustentável para acomodar o rápido crescimento urbano, ao mesmo tempo que preserva o patrimônio cultural e a exuberante paisagem de Hengyang.
Aidi Su, do escritório ADEPT comentou: "Muito da riqueza cultural e natural de Hengyang ainda está intacta em comparação a outras cidades chinesas que passaram por um rápido desenvolvimento urbano. Esta é uma oportunidade incrível para nós de fazer a diferença em relação às cidades chinesas."
A “Green Loops City” se baseia em 8 princípios de planejamento sustentável: projetar transportes sustentáveis; criar uma densa rede urbana; manter o patrimônio cultural; desenvolver comunidades novas, bem como as já existentes; implementar uma vida urbana mais densa; preservar e potencializar a paisagem natural; criar um sistema ecológico novo através da rede fluvial existente; e conectar os bairros circundantes.
Com uma delicada combinação destes 8 princípios, ADEPT propôs um masterplan que interconecta os empreendimentos novos com os existentes através de uma série de "circuitos verdes" (green loops). Capa circuito individual foca em um tema particular se relaciona com as potencialidades de cada área. Por exemplo, o "loop" Cultural conecta os edifícios culturais mais importantes, além de incrementar a área com uma nova rua de bares e restaurantes, potencializando a dinâmica do circuito. O "loop" Esportivo segue os cursos fluviais naturais da cidade, criando uma área de esportes mais integrada ao tecido urbano, além de conformar um acesso secundário a alguns dos elementos paisagísticos mais importantes da região.
Apesar de cada um destes circuitos trabalhar individualmente, juntos eles formam uma rede verde mais ampla - Green Loops City - que conecta todas as diferentes partes da cidade. Visitantes e moradores locais poderão se deslocar facilmente por Hengyang por vários caminhos multi-modais, visitando todas as regiões da cidade.